EDUCAÇÃO PARA O FUTURO
(Em 1999, O sociólogo francês
Edgar Morin elaborou, a pedido da UNESCO, um projeto sobre educação para o futuro. No ano seguinte, as
Éditions du Seuil publicaram-no, com o título Les sept savoirs necessaires à l’education du futur. )
Por iniciativa do ME, vai estar
em discussão pública a redução dos programas das diferentes disciplinas
escolares.
Talvez não fosse mau tentar
definir previamente os grandes desígnios para a educação de um futuro
viável. Esta seria uma discussão política
fundamental, até para colocar «a mania dos consensos» no seu devido lugar. Não há educação neutra.
Para Morin, são estes os sete os
pilares estruturantes de uma escola útil:
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO
1.
ENSINAR A CONHECER, PARA EVITAR O ERRO E A
ILUSÃO
2.
PROMOVER UM CONHECIMENTO CAPAZ DE APREENDER OS
PROBLEMAS GLOBAIS E FUNDAMENTAIS DO MUNDO
3.
ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA: RECONHECER A UNIDADE
E A COMPLEXIDADE HUMANAS
4.
ENSINAR A IDENTIDADE TERRENA
5.
ENFRENTAR AS INCERTEZAS
6.
ENSINAR A COMPREENSÃO
7.
ENSINAR QUE O SER HUMANO É, SIMULTANEAMENTE,
INDIVÍDUO, PARTE DE UMA SOCIEDADE E PARTE DE UMA ESPÉCIE
Sem comentários:
Enviar um comentário